Onicomicose
- Provocadas geral e por fungos dermatófitos ou leveduras;
- Patologias superficiais, atingindo tanto a lâmina ungueal quanto o leito ungueal;
- As manifestações clínicas variam do escurecimento das unhas a sua espessão, podendo até mesmo provocar a destruição da lâmina ungueal, quando a doença atinge a matriz ungueal;
- Patologia frequente em mulheres;
- Processo de desenvolvimento lento;
- Por ser uma micose ungueal tende a apresentar resistência ao tratamento;
As infecções fúngicas da placa ungueal podem ser subungueais ou superficiais, difusas ou parciais, primárias ou secundárias. Unhas com distrofia primária podem estar associadas a infecções fúngicas. Uma distrofia secundaria precisa ser investigada se a terapia com antifúngico apropriado for suficiente. Da mesma forma, unhas com uma reconhecida distrofia primária deve sempre ser investigada quanto uma possível micose, visto que o tratamento de colonização fúngica coincidente pode produzir uma melhora clínica.
Uma apreciação cuidadosa de todas as distrofias é importante para que o paciente possa se beneficiar de uma terapia antimicrobiana, quando a infecção apresentar o principal elemento reversível da doença.
Tratamento
O tratamento é realizado com a administração de uma combinação de medicamentos antimicóticos sistêmicos e de uso local. Também se baseia na identificação e eliminação dos fatores que favoreceram a instalação da patologia e uma limpeza profunda nas unhas afetadas.